quinta-feira, 2 de agosto de 2012

POESIA CONCRETA

Poesia concreta é um tipo de poesia vanguardista, de caráter experimental, basicamente visual, que procura estruturar o texto poético escrito a partir do espaço do seu suporte, sendo ele a página de um livro ou não, buscando a superação do verso como unidade rítmico-formal. Surgiu na década de 1950 no Brasil e na Suíça, tendo sido primeiramente nomeada, tal qual a conhecemos, por Augusto de Campos na revista Noigandres de número 2, de 1955, publicada por um grupo de poetas homônimo à revista e que produziam uma poesia afins. Também é chamada de (ou confundida com) Poesia visual em algumas partes do mundo.

                                                                                               (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)

Veja abaixo o trabalho de alguns alunos de nossa escola com Poesia concreta.




quarta-feira, 6 de junho de 2012

Festa de Santo Antônio

A comunidade de Santo Antônio está em festa em homenagem a seu padroeiro. Em razão disso, estamos postando a programação da grande festa que acontece de 01/06 a 13/06/2012.


UMA AULA PRÁTICA

Aula Prática – Biologia
Tema: Tipagem Sanguínea

No dia 21/05/2012, os alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram de uma aula prática de Biologia em que o objetivo principal foi realizar um teste para verificar a tipagem sanguínea dos sistemas ABO e Rh.
Os alunos que manifestaram interesse em realizar o teste tiveram autorização dos pais para fazê-lo. A técnica empregada foi bem simples e consistiu na retirada de quatro gotas de sangue do dedo indicador através de perfuração com agulha e na mistura desse sangue com reagentes anti-A, anti-B, anti-AB e anti-Rh. Após a mistura foi só aguardar alguns minutos e observar as reações de aglutinação. A partir dessa observação os alunos elaboraram um relatório de aula prática que foi avaliado.
Vale ressaltar que todos os alunos foram orientados a confirmar o teste em laboratório especializado, já que nestes locais o volume de sangue disponível para o exame é maior e os reagentes são armazenados em condições ótimas para que não ocorra nenhum erro. Foram resguardadas todas as condições de higiene e segurança e feito o devido descarte dos materiais utilizados.
As aulas práticas constituem um ótimo recurso de aprendizagem por promover maior participação e grande interesse investigativo dos alunos. Além disso foi uma oportunidade de chamar a atenção para a importância de conhecer nosso tipo de sangue, informação valiosa para diversas situações que envolvem a determinação de compatibilidade sanguínea, como a doação de sangue e as relações sanguíneas envolvidas em doenças como a eritroblastose fetal.


O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS A RESPEITO DA AULA
No dia 21 de maio de 2012, nós, do 3º ano 3 e os demais 3º anos, tivemos uma aula diferente de Biologia.
Uma aula que saiu da teoria e se fez na prática.
Desde o inicio, o estudo dos tipos sanguíneos nos fascinou, porque alguns alunos não sabiam o seu tipo sanguíneo e descobriram através desta aula. Um desses alunos fui eu, fiquei muito satisfeita em fazer o exame de sangue, que foi feito com muita higiene (agulhas, lâminas e algodões foram descartados de forma correta).
Conhecer o tipo sanguíneo é muito importante, pelo fato de poupar tempo caso haja uma emergência, e também pelo fato humano de doar sangue, que é o que eu pretendo fazer quando eu completar 18 anos.
Eu acho que deveríamos continuar com essas aulas dinâmicas, que além do conhecimento, traz união às pessoas. Nos conhecemos melhor.
Danielle Nayara Menuci – 3.3

Aula prática de Biologia
A aula prática foi uma experiência importante, que nos fez sair da teoria, vendo o que realmente acontece nos laboratórios.
Essa aula, que foi dada pela professora Flávia, foi interessante, pelo motivo de que a professora não ficou no quadro explicando e o aluno na carteira copiando, foi um aprendizado diferente.
Vimos também, que o que é dito na teoria acontece realmente na prática. O colégio deveria ter uma estrutura melhor para que os professores pudessem usar este método de aula no cotidiano.
Waldiney Aparecido da Silva 3.2

 

Alunos da Escola estadual "Professor João Anastácio" visitam a Universidade de viçosa

Visita à Universidade Federal de Viçosa
No dia 17 de maio de 2012, nós alunos da Escola Estadual Professor João Anastácio – Polivalente fomos conhecer a Universidade de Viçosa.
Foi um dia muito interessante, nosso professor Flávio (que se formou na Universidade) nos acompanhou, para que nós pudéssemos conhecer o lugar.
Eu particularmente fiquei encantada com a beleza do lugar e com as oportunidades que nos são oferecidas.
Foram apresentadas várias palestras para que os jovens pudessem refletir sobre o que querem para a sua vida.
Eu optei por LETRAS, aliás, é o que eu já tinha em mente, ler , escrever, estudar português é uma paixão desde a infância.
Nós alunos, ou melhor, eu agradeço em nome de todos os alunos a nossa diretora Margarida, e a todos do colégio, por essa maravilhosa oportunidade.
Thais Carvalho Faria 3.2

domingo, 27 de maio de 2012

2012

Estamos de volta com novas postagens a respeito de nossa escola. Demorou um pouco, mas agora nossos leitores poderão ficar por dentro das novidades que estão acontecendo nesse ano de 2012.

Um passeio ao zoológico de Belo Horizonte

No ano de 2011, as turmas do 7º ano 1 e 9º ano 2 ganharam a Gincana Ecológica da Escola Estadual “Professor João Anastácio” e foram premiadas com uma excursão à Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. Essa excursão foi realizada no dia 27 de março de 2012.
Lá no zoológico nós vimos vários animais. Vimos o chimpanzé, que é um macaco que vive separado dos outros macacos do parque, e o gorila, que é grande, forte e solitário. Conseguimos ver o leão, um grande animal que, ao nos ver, começou a se exibir e a rugir para nós. Da onça nós vimos só um pouquinho, pois ela ficou o tempo todo escondida em sua casa.
Vimos ainda outros animais grandes, como o elefante, que de tão grande, gordo e desajeitado, caiu dentro de um buraco. Grande também é a girafa, que com seu pescoço enorme conseguia pegar qualquer coisa nas alturas: essa não passa fome nunca.
Não podemos nos esquecer das aves. São tantas espécies que nós até nos confundíamos. Delas, podemos citar a coruja, que só ficava lá, quieta, no canto. O pavão e a arara que encantaram a todos com suas cores lindas, e o tucano com seu bico enorme e colorido.
Vimos também o assustador crocodilo, com sua grande boca, e muitas espécies de peixes que nem imaginávamos existir. Para terminar, as cobras, que também são bonitas, mas deram um pouquinho de medo.
Nesta viagem todos nós aprendemos muitas coisas. Dentre elas, que os animais têm que ser respeitados. Gostamos muito da nossa excursão e recomendamos a todos que visitem a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte!
Bruna Luíza A. Nascimento – 8º ano 1