quarta-feira, 6 de junho de 2012

UMA AULA PRÁTICA

Aula Prática – Biologia
Tema: Tipagem Sanguínea

No dia 21/05/2012, os alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram de uma aula prática de Biologia em que o objetivo principal foi realizar um teste para verificar a tipagem sanguínea dos sistemas ABO e Rh.
Os alunos que manifestaram interesse em realizar o teste tiveram autorização dos pais para fazê-lo. A técnica empregada foi bem simples e consistiu na retirada de quatro gotas de sangue do dedo indicador através de perfuração com agulha e na mistura desse sangue com reagentes anti-A, anti-B, anti-AB e anti-Rh. Após a mistura foi só aguardar alguns minutos e observar as reações de aglutinação. A partir dessa observação os alunos elaboraram um relatório de aula prática que foi avaliado.
Vale ressaltar que todos os alunos foram orientados a confirmar o teste em laboratório especializado, já que nestes locais o volume de sangue disponível para o exame é maior e os reagentes são armazenados em condições ótimas para que não ocorra nenhum erro. Foram resguardadas todas as condições de higiene e segurança e feito o devido descarte dos materiais utilizados.
As aulas práticas constituem um ótimo recurso de aprendizagem por promover maior participação e grande interesse investigativo dos alunos. Além disso foi uma oportunidade de chamar a atenção para a importância de conhecer nosso tipo de sangue, informação valiosa para diversas situações que envolvem a determinação de compatibilidade sanguínea, como a doação de sangue e as relações sanguíneas envolvidas em doenças como a eritroblastose fetal.


O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS A RESPEITO DA AULA
No dia 21 de maio de 2012, nós, do 3º ano 3 e os demais 3º anos, tivemos uma aula diferente de Biologia.
Uma aula que saiu da teoria e se fez na prática.
Desde o inicio, o estudo dos tipos sanguíneos nos fascinou, porque alguns alunos não sabiam o seu tipo sanguíneo e descobriram através desta aula. Um desses alunos fui eu, fiquei muito satisfeita em fazer o exame de sangue, que foi feito com muita higiene (agulhas, lâminas e algodões foram descartados de forma correta).
Conhecer o tipo sanguíneo é muito importante, pelo fato de poupar tempo caso haja uma emergência, e também pelo fato humano de doar sangue, que é o que eu pretendo fazer quando eu completar 18 anos.
Eu acho que deveríamos continuar com essas aulas dinâmicas, que além do conhecimento, traz união às pessoas. Nos conhecemos melhor.
Danielle Nayara Menuci – 3.3

Aula prática de Biologia
A aula prática foi uma experiência importante, que nos fez sair da teoria, vendo o que realmente acontece nos laboratórios.
Essa aula, que foi dada pela professora Flávia, foi interessante, pelo motivo de que a professora não ficou no quadro explicando e o aluno na carteira copiando, foi um aprendizado diferente.
Vimos também, que o que é dito na teoria acontece realmente na prática. O colégio deveria ter uma estrutura melhor para que os professores pudessem usar este método de aula no cotidiano.
Waldiney Aparecido da Silva 3.2

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário